O cliente já não quer só um produto ou serviço de qualidade, ele quer também relacionamento com a marca. Deseja se sentir importante e único. Quer se identificar com os mesmos valores que a marca tem. Se você está buscando uma estratégia eficiente que ao mesmo tempo que melhore o relacionamento com seus clientes e também faça aumentar as vendas no seu negócio, precisa conhecer melhor o Customer Relationship Management (CRM).

Essa é uma ferramenta muito utilizada pela equipe de marketing e vendas para coletar, organizar e gerir dados sobre os clientes e o mercado. Quer saber o que o CRM pode fazer para que as vendas da sua empresa sejam impactadas positivamente? Então vem com a gente porque é sobre isso que vamos falar hoje.

 

Melhor relacionamento com os clientes

 

Como já dissemos anteriormente, estamos na era do relacionamento, da experiência. É uma das grandes vantagens de instalar um sistema CRM para a sua equipe de vendas. Essa estratégia será responsável por organizar e sistematizar a forma como você lida com negociações, comercialização e vendas dos seus produtos ou serviços.

Além disso, o sistema permite que você inicie uma jornada para conhecer de fato quem é cada um dos seus clientes, suas preferências, seus problemas, suas dores e como a sua empresa pode ajudar a facilitar a vida dele. O vendedor terá total capacidade de se adaptar a cada cliente para transformar cada venda em uma verdadeira experiência.

Um relacionamento focado nas preferências do cliente e um atendimento de forma organizada, ao passar do tempo, gera a fidelização do cliente perante a marca.

 

Aumento do ticket médio da carteira de clientes

 

O CRM oferece informações como histórico de vendas e ticket médio de cada cliente. Quando o vendedor tem esses poderosos dados em mão, consegue se preparar para planejar uma negociação mais completa, oferecendo produtos e serviços complementares ou similares aos que o cliente já costuma comprar.

 

Comunicação assertiva da equipe comercial

 

Informações relevantes em um só lugar. Ter um CRM é fazer a tecnologia trabalhar a favor da sua equipe. Quando partilhamos dados entre a equipe comercial e de marketing, deixamos todos na mesma página, compartilhamos experiências e aprendemos uns com os outros. O sistema é uma ótima ferramenta de comunicação interna e evita ruídos de comunicação entre as equipes.

 

Campanhas de marketing bem direcionadas

 

Quando o marketing é bom, as vendas aumentam. O CRM oferece a equipe de marketing total integração das informações relevantes sobre o comportamento, preferências e dores dos clientes. Dessa forma, é possível planejar campanhas mais eficientes e conseguir, de fato, conversar com o público-alvo da sua empresa.

Um lead bem qualificado exige menos tempo por parte da equipe comercial para converter uma venda. Marketing e vendas são como uma engrenagem, um abastece o outro com dados para que as vendas aumentem cada vez mais.

Você quer entender melhor como funciona a integração de um sistema de Customer Relationship Management na sua empresa? Acesse mais conteúdos no nosso blog e conheça todos os benefícios que o sistema CRM pode trazer para a sua empresa e para o seu cliente.